sábado, 31 de janeiro de 2009

Mudança (as coisas que escrevemos em 20 minutos...)


(inicialmente, este texto seria apenas um trabalho da escola, mas entretanto comecei a escrever e decidi que as 250 palavras eram um limite muito pequeno, por isso decidi partilhar este pequeno texto, escrito em 20 minutos e enquanto conversava com amigos no MSN xD)


Eu penso que, no geral, o ser humano não está habituado à mudança. Mas, por um lado, o que é que pode querer dizer a palavra "mudança" senão uma alteração (por vezes radical) dos nossos hábitos, costumes e formas de pensar? E de que forma poderíamos evoluir como pessoas, se não tivéssemos a oportunidade de mudar? Penso que, por vezes, a mudança é algo que estranhamos, e até é bom que assim seja (porque senão seria algo normal, não seria "mudança", seria um padrão), mas que temos de aprender a aceitar como parte integrante (e muito importante) da nossa vida. É a mudança que nos permite ver o outro lado de uma mesma realidade e, assim, nos dá mais poder para saber aquilo que realmente queremos. Por exemplo, às vezes podemos nem nos aperceber do quanto gostamos de alguém até termos de estar separados dessa pessoa, até haver algo que nos "obrigue" a mudar os nossos hábitos (mesmo que temporariamente) e que nos faça perceber que "o mundo em que vivemos" não é o único que existe, e que tudo pode mudar. Tudo isto nos faz valorizar muito mais tudo aquilo que realmente temos (mais do que aquilo que queríamos ter). Falando agora da minha própria experiência, posso dizer que aquela semana em que estive nos Olivais foi seguramente a pior da minha vida (desde que me consigo lembrar): estar longe dos meus amigos, sem falar com eles e, especialmente, com a ideia de que não iria mais estar com eles, foi mais do que suficiente para perceber que aquelas pessoas que se preocupam comigo, e a quem tenho o privilégio de chamar "Amigos", são um dos pilares principais da minha vida, e são aqueles sem os quais não consigo viver.
Assim, cheguei à conclusão de que a mudança pode ser boa ou má, mas serve sempre para nos ensinar mais alguma maneira de ser feliz e viver a vida em pleno.



(sei que o fim é um bocado abrupto, mas já ia em mais de 300 palavras, e não podia esticar tanto o limite...xD)

1 comentário:

  1. Prontos afinal os textos de L.Po. sempre servem para algo mais do que as aulas...

    ResponderEliminar