quinta-feira, 5 de março de 2009

Antítese

Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,

(...)
é tela, é cor, é pincel

(...)
Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.

António Gedeão

Mais um poema a abrir um post; tenho muita pena, mas não consigo evitar xD. (a propósito, já não me sinto tão "estranha" por gostar de poesia mas não conseguir interpretá-lá xD)
Desta vez o post é sobre o sonho: será apenas uma ilusão, um placebo que nos faz acreditar em coisas impossíveis? Ou será algo que de tão misterioso, tão poderoso, tão impossível de provar(empiricamente), que o tememos e fingimos desprezar?...

"Pelo sonho é que vamos"
Basicamente, este verso resume a ideia de que é o sonho que nos move, ou seja, ao sonharmos, ao termos uma ideia dauilo que queremos, desejamos tanto que isso aconteça que vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para realizar o nosso sonho.
Pensando assim, podemos dizer até que tudo o que fazemos tem como fim um determinado sonho, um desejo que queremos muito ver realizado, e pelo qual vamos lutar. Muitas vezes podemos até apercebermo-nos , enquanto caminhamos para o nosso sonho, de que este não é exactamente aquilo que queríamos, e então mudamos de direcção, mas nunca deixamos de perseguir um ideal.
Não importa quão disparatado ou irreal um sonho possa parecer, porque, desde que tenhamos confiança em nós próprios, conseguimos sempre encontrar forças dentos de nós para não desistir dele (e sabemos que, se não o tentarmos realizar, então não vamos mesmo conseguir). Além disso, muits vezes percebemos que o mais importante nem é o objectivo em si próprio, mas o caminho que se faz para lá chegar. É ao caminhar para o sonho que aprendemos verdadeiramente, que tomamos conta do que realmente enfrentamos. É ao caminhar para o nosso sonho que temos cada vez mais a conciência de que é realmente aquilo que queremos. É ao percorrer esse caminho que nos apercebemos que não podemos parar, que aquilo é o que mais desejamos, e que é algo que não podemos desperdiçar, é-nos essencial.
É pelo sonho que respiramos, amamos, vivemos.
"Pelo sonho é que vamos."
(composição de português da semana passada)


(entratanto já devo ter mudado de opinião umas 553 vezes xD, e neste momento isto é aquilo que eu penso):
No entanto, prefiro não pensar nas coisas como um sonho, já que dá logo de início a ideia que pode não se vir a realizar. Prefiro mesmo não pensar nessa mesma coisa, e ao invés, viver cada momento que tenho, aproveitar cada segundo, olhar, feeling, sorriso,... Acredito que o que tiver de acontecer acontece, e estou, sou, simplesmente, no agora. Isso é que interessa, que estamos cá neste momento, presente, juntos, o futuro virá de certeza, e só o poderemos escolher quando chegar, por isso para quê preocuparmo-nos de antemão? Se somos livres para mudar o rumo dos acontecimentos no agora, então temos de viver o agora. Só viver. Sentir. Estar. Ser. There's no need to complicate, the sky is yours, I won't hesitate, I'm yours.


1 comentário:

  1. 5* kurti mesm muito...menos a parte do placebo,porque essa palavra,que nem sei o que significa,é uma palavra cara e só eu posso usar palavras caras xD


    FábioSilva

    ResponderEliminar