quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Voltei hoje de umas mini-férias que passaram aos sacões (que é como quem diz, ora passavam depressa ora passavam devagar, ou melhor, quase não passavam...xD). Estava lá eu ontem, no meu quartinho (naquele momento) apenas iluminado por velas, a ouvir música naquele "rádio" que já deve ser mais velho do que eu (mas que sintoniza melhor que o que tenho cá em casa, curiosamente xD) e a pensar... numa certa pessoa xD, quando me lembro! "Mas não há aqui um livro de sonetos do Camões...? 'Bora já lá acima buscá-lo :D!" Como se verificou, e para meu desapontamento [snif-snif], o livro não estava lá (algo que eu deveria ter previsto, uma vez que foi o meu pai a escolher os livros que levámos para lá e quais ficavam cá; assim, o que acabou por acontecer foi que temos metade dos Lusíadas, metade dos Maias, metade de quase tudo, lá, e a outra metade cá... -.- ). O que estava era o livro do 11º ano de Português da minha mãe, que se revelou (quase) igualmente útil: encontrei MONTES de poemas do Camões, a maioria deles da medida velha, mas também lá estavam alguns sonetos. Só não lá estava um dos meus favoritos (que é também um dos mais conhecidos), por isso a primeira coisa que fiz quando cheguei a casa há bocado foi ir procurá-lo, encontrei-o!!! xD Assim sendo, pode-se dizer que este é um motivo mais do que suficiente para dedicar este post ao autor dos poemas que em seguida transcrevo, que foi um dos grandes génios da literatura nacional, para sempre imortalizado nas suas obras e por exprimir de forma tão "simples" (mas complexa xD) um dos sentimentos que nos movem nas nossas vidas.

Estes são os meus poemas favoritos de Camões (não conheco muitos, verdade se diga...xD). São também aqueles com que mais me identifico (salvo seja: não esqueçamos que Camões era um homem a escrever sobre mulheres... no meu caso seria mais ao contrário...xD lool [momento de parvoeira xD] )


Aquela cativa,
Que me tem cativo,
Porque nela vivo
Já não quer que viva.
-
Eu nunca vi rosa
Em suaves molhos,
Que para meus olhos
Fosse mais fermosa.
-
Nem no campo flores,
Nem no céu estrelas,
Me parecem belas
Como os meus amores.
-
Rosto singular,
Olhos sossegados,
Pretos e cansados,
Mas não de matar.
-
Ua graça viva,
Que neles lhe mora,
Para ser senhora
De quem é cativa.
-
Pretos os cabelos,
Onde o povo vão
Perde opinião
Que os louros são belos
-
Pretidão de Amor,
Tão doce a figura,
Que a neve lhe jura
Que trocara a cor.
-
Leda mansidão
Que o siso acompanha;
Bem parece estranha,
Mas bárbara não.
-
Presença serena
Que a tormenta amansa,
Nela enfim descansa
Toda a minha pena.
-
Esta é a cativa
Que me tem cativo
E pois nela vivo
É força que viva.



Tanto de meu estado me acho incerto,
Que em vivo ardor tremendo estou de frio;
Sem causa, juntamente choro e rio,
O mundo todo abarco e nada aperto.


É tudo quanto sinto, um desconcerto;
Da alma um fogo me sai, da vista um rio;
Agora espero, agora desonfio,
Agora desvario, agora acerto.


Estando em terra, chego ao Céu voando,
Num'hora acho mil anos, e é de jeito
Que em mil anos não posso achar um'hora.

Se me pergunta alguém porque assi ando,
Respondo que não sei; porém suspeito
Que só porque vos vi, minha Senhora.



Amor é fogo que arde sem se ver
É ferida que dói e não se sente
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer
-
É um não querer mais que bem querer
É solitário andar por entre a gente
É nunca contentar-se de contente
É cuidar que se ganha em se perder
-
É querer estar preso por vontade
É servir a quem vence, o vencedor
É ter com quem nos mata lealdade.
-
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

PS: Obrigada à stora de português, que me facultou (e ao resto da turma xD) todos estes poemas, e mais alguns.

Sem comentários:

Enviar um comentário